CUIABÁ

CIDADES

Cuiabá fará compra emergencial de medicamentos

Publicados

CIDADES

O abastecimento de medicamentos na rede municipal foi o principal tema de uma reunião realizada entre o prefeito em exercício, José Roberto Stopa e a secretária municipal de Saúde interina, Suelen Alliend, na sede da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, na manhã desta terça-feira (16). Membros da equipe técnica da SMS também participaram da reunião.

A secretária explicou ao prefeito que recentemente foram realizadas licitações para aquisição de medicamentos e insumos, mas que não tiveram sucesso. “Fizemos dois pregões para a compra de medicamentos e um para a compra de insumos, mas cerca de 50% dos itens dos três pregões foram desertos ou fracassados. Já demos entrada em novas licitações, mas como já é de conhecimento de todos, é um processo moroso”, revelou Suelen.

A solução encontrada pela equipe técnica para dar celeridade à aquisição dos medicamentos em falta é realizar a compra direta dos itens que não foram desertos e/ou fracassados nos pregões nº 010/2021, nº 016/2021 e nº 017/2021. “Para conseguirmos adquirir os medicamentos rapidamente, uma vez que temos itens em falta na rede, decidimos fazer a compra emergencial, até mesmo para aproveitarmos os preços alcançados no pregão”, explicou a secretária.

Leia Também:  População carcerária em MT cresce 26% em um ano

O prefeito Stopa concordou com a solução apresentada pela equipe da SMS, ressaltando que a aquisição deverá ser feita da forma mais clara possível. “Vamos fazer a compra emergencial de forma transparente. A SMS vai encaminhar ofícios ao presidente da Câmara Municipal, ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para que façam o acompanhamento destas compras. A secretária, junto com a sua equipe, está tomando o cuidado de fazer a aquisição a partir do relatório do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, o CDMIC, tomando todos os cuidados de ordem legal. Nós pedimos desculpas à população por este problema, mas também é importante que todos saibam que a secretária e sua equipe estão trabalhando diuturnamente, trabalharam inclusive neste feriadão para que pudéssemos hoje ter uma solução para o fornecimento de medicamentos”, concluiu o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Bazar do Bem tem aumento de doações em VG

Publicados

em

O movimento idealizado pela primeira-dama de Várzea Grande, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat tem sido abraçada pela população local que tem feito as doações de roupas e calçados que serão comercializados nos dias 1 e 2 de dezembro –  durante a realização do Bazar do Bem – cuja a renda será destinada para o Lar dos Idosos ‘São Vicente de Paula’, onde residem 64 pessoas entre homens e mulheres.

“Estou surpresa com a quantidade de peças que chegam todos os dias nos nossos postos de arrecadação, são roupas e calçados novos e também vestuário em bom estado de uso que estarão disponíveis durante nosso bazar, quem participar da ação vai poder ajudar essa causa”, destacou a primeira-dama.

Kika Dorilêo disse estar contente com a repercussão que vem tendo o Bazar do Bem e da procura de pessoas querendo ajudar nesta causa, movidas por essa corrente de solidariedade que mobilizou não só moradores de Várzea Grande, mas de toda a baixada cuiabana. “Já arrecadamos mais de 1000 peças entre roupas, calçados e acessórios. Temos a certeza de que essa ação será um sucesso, e já estamos pensando em realizar novas edições do bazar para beneficiar outras instituições sociais do município. Mas esse será mais um dos projetos que serão desenvolvidos no ano de 2022”.

Leia Também:  Dia do Folclore: conheça as principais lendas

Ela lembra que essa ação nasceu do desejo de ajudar a uma instituição social e a escolha do Lar dos Idosos foi pelo fato de o local ter sido afetado com a pandemia, uma vez que as visitas não puderam ser feitas neste período. “O lar é mantido com ajuda do poder público, da população local e de doações de empresas privadas, daí resolvemos acolher os idosos e lançamos essa corrente de solidariedade com a realização do bazar”.

As doações podem ser feitas até o dia 24 de novembro, na Secretaria de Assistência Social e na sede da Prefeitura Municipal. As pessoas que querem colaborar com essa ação, porém não tem tempo de levar a doação, a Secretaria de Assistência Social tem uma equipe preparada para fazer essa busca, basta ligar no celular (65) 9991.3501 e informar os dados.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA